
A marca francesa de luxo Hermès lançou uma edição limitada do Arceau Harnais Remix, um relógio com mostrador de porcelana, gravado e pintado à mão.
Vendido no seu lançamento por cerca de 48 mil euros, o relógio de 38 mm em ouro branco e cravejado de 82 diamantes é a nova versão de uma peça criada em 1978.
Com sua caixa redonda com fixadores assimétricos que lembram um estribo, o relógio Arceau projetado por Henri d’Origny em 1978 é reconhecível. A peça foi redesenhada pela Hermès para uma coleção especial e limitada a 24 peças em todo o mundo.
O mostrador de porcelana gravado e pintado à mão destaca o savoir-faire (conhecimento) e a criatividade da Hermès. O design composto por dois cavalos suntuosos ocupa o elemento central do relógio, cujo desenho original foi assinado por Hugo Grygkar, designer da maison francesa entre os anos 1940 e 1959.
Na época, o artista se inspirou em uma obra que integrava a coleção particular de Émile Hermès, representando uma equipe de cavalos arreados, penteados e usando plumas multicoloridas, desenhadas por dois jovens arquitetos do século XIX – Fontaine e Percier – responsáveis por projetar uma carroça para a coroação de Napoleão I, em 1804.
A representação equestre nasce do gesto meticuloso do artesão, após quase um mês de trabalho sobre o relógio com mostrador de porcelana. O aspecto mate e delicado do material corresponde à etapa de fabricação antes do esmaltamento, um processo que torna a porcelana lisa e brilhante. As diferentes cores são aplicadas diretamente sobre a matéria-prima, e a pintura delicada de cada cor é intercalada com passagens sucessivas e precisas no forno para fixar os pigmentos.

Este conteúdo foi criado com a ajuda da IA e revisado pela equipe editorial.